Software necessário: Photoshop 7.0.1/CS/CS2 & Second Life

If you are using Photoshop 7.0, please make sure you upgrade to Photoshop 7.0.1. See this post for more details.

1. Baixando E Instalando A "Ação" Do Photoshop


Figura 1
  1. Baixe o arquivo de ação do Photoshop.
  2. Inicie o Photoshop e no menu Window escolha a opção Ações/Actions (atalho shift + F9) ou Option F9 (Mac)
  3. Selecione Carregar Ação/Load Actions no menu da janela Ações/Action (fig.1) e escolha o arquivo SecondLife.atn

2. Preparando A Captura De Tela No Second Life

  1. Minha sugestão é construir um primitivo cubo (box) de cor branca posicionando-o logo atrás do avatar para servir de fundo para a sua fotografia, assim evitando que o modelo misture-se a paisagem dificultando sua limpeza no Photoshop. Caso você esteja modelando roupas de cor branca aconselho a escolher outra cor para o cubo, como azul ciano (azul puro sem vermelho) ou verde puro.
  2. Outra sugestão, e só funciona se não houverem "anexos" transparentes na sua criação de roupa, é desligar a renderização Alfa (alpha render). Isso elimina pequenas sombras que aparecem ao redor das "ancas" facilitando ainda mais a limpeza e definição de seu manequim. Primeiro ative o *modo Debug pressionando Ctrl + Alt Shift D (Windows) ou Ctrl + Option + Shift + D (Mac) e desative a opção alpha rendering (menu Client > Rendering > Types > Alpha ou Control + Alt + Shift + 2).
  3. Posicione seu avatar de costas para o cubo, uma boa dica é posicioná-lo com o rosto encostado para o cubo e depois selecionando o cubo faça com que ele atravesse seu avatar no sentido oposto indo posicionar-se 'as costas do avatar, não mova o avatar pois vamos posicionar a camera em sua frente. Agora, acesse o controle de Camera (menu View > Camera Controls) e alinhe sua camera de modo que ela fique de frente ao avatar, em primeira nsância ela ficara de frente para o cubo com o avatar "escondido" atrás do cubo. Rotacione a camera até visualizar seu avatar e com os demais controles posicione-a de maneira que fique como você deseja a posição de seu manequim. Você pode escolher as poses no menu Gesture. Tire um grande número de fotos para que posteriormente você escolha as melhores.
Dicas e explicações

Note que na barra de menu superior do SecondLIfe aparecerão mais duas opções Client e Server, as ações que executaremos estão relacionadas a opção Client.

Outros modos de tirar as fotos de seu avatar de maneira simples são:

  1. Caso você possua 2 computadores crie uma nova conta e acessando cada conta ao mesmo tempos em computadores diferentes utilize o novo avatar para tirar fotos do seu manequim;
  2. Contratar um fotógrafo no residente (in-world) SecondLife para uma sessão de fotos, mas nesse caso existirá o custo do trabalho;
  3. Chamar um amigo para que tire as fotos para você.

3. Criando o manequim no Photoshop


Figura 2

Figura 3

Figura 4

Figura 5
  1. Abra suas fotos no Photoshop. Dê um duplo clique na camada de fundo (background) e clique Ok (Fig.2) fazendo com que ela mude de Camada de fundo para uma camada normal (flutuante). Isso vai nos ajudar na hora de criarmos nossa máscara de transparencia. Após essa ação o nome da camda de fundo mudará para Layer 0 (zero).
  2. Agora precisamos eliminar o fundo "branco" da imagem, ou qualquer outra cor que você tenha escolhido. Existem algumas formas de fazermos isso, mas como queremos apenas eliminar o fundo mas sem eliminar qualquer cor que também faça parte do avatar usaremos a ferramenta Magic Wand (varinha mágica). Ícone no menu de ferramentas do Photoshop:
  3. Use a ferramenta "Varinha mágica" clicando na camada de fundo branca da foto. Isso fará com que toda a áre ao redor do avatar fique selecionada (veja a marcação de seleção na Fig. 3) mas note que ela não incluirá as partes internas do do avatar onde os braços estão sobre a cintura. Para adiconar essas áreas pressione e segure a tecla Shift e usando a "varinha mágica", note que seu ícone foi acrescido com um sinal de adição (+) mais uma vez clique nas áreas, a tecla shift haje como um adicionador de áres selecionadas, até que todas as áreas sejam adicionadas a seleção. Agora clique a tecla Delete em seu teclado para efetuar a remoção das áreas brancas.
  4. Sua imagem deve ficar semelhante a da figura 4. Não remova a seleção! Utilizaremos essa mesma máscara no próximo passo. Caso vc tenha deselecionado utilize a opção Undo do menu ou Ctrl + Z retornando a seleção intacta.
  5. Selecione a Ação "Mask from Selection" do janela Ações/Action, devidamente carregada nos primeiros passos desse tutorial, e clique no botão Rodar/Run (esse botão é igual ao botao play do seu video-cassete e encontra-se na parte inferior da janela de ações. Fig. 5).
  6. Após alguns segundos você terá a imagem de seu avatar com um fundo em "preto". Se você clicar na opção Channels do menu de camadas do Photoshop você notará que o canal de transparência (Alpha Channel) foi criado automaticamente para você. Lembre-se que o Second Life dá preferencia por imagens com dimensões de 256x256 ou 512x512 ou alguma combinação de suas medidas, como por exemplo 512x256.

4. Gravando Seu Arquivo


Figura 6
  1. Você "salvou" seu arquivo no decorrer do trabalho, ok? Bom, agora voc~e deve escolher a opção Salvar como/Save as do menu Arquivo/File e escolhendo o formato de arquivo TGA. Tenha certeza que a camada de transparencia (Alpha Channel layer) esteja visivel e a opção camada de transparencia esteja devidamente selecionada na caixa de propriedades de gravação do arquivo (no windows essa opção não aparece bastando ter a camada de transparencia visivel) (Fig. 6).
  2. Selecione a opção 32 bits/pixel para que a nossa transparencia fique intacta (Fig. 7). Não utilize nenhum tipo de compressão para o arquivo.

Figura 7

5. Carregando sua imagem para o Second Life para a criação do manequim.


Figura 8

Figura 9

Figura 10
  1. Caso você tenha esquecido, ative a opção Renderização Alfa/Alpha Rendering executando novamente a sequencia de teclas Ctrl + Shift + Alt + 2 (windows) ou Command + Option + Shift + 2 (Mac) caso você esteja no modo de Debug, caso contrário primeiro execute a sequencia para entrar no modo Debug pressionando Ctrl + Alt Shift D (Windows) ou Command + Option + Shift + D (Mac) e depois a sequencia de ativação de renderização.
  2. Carrega sua imagem TGA para o SecondLife utilizando a opção File > Upload Image (L$10), lembre-se de ter a certeza que as imagens estão a seu gosto e no padrão desejado pois para cada imagem que você carrega para o SecondLife uma taxa de 10 Liden Dolares é cobrada. Após carregar sua imagem abra seu menu de inventários e encontre a imagem no seu diretório de texturas (texture) que você acabou de carregar.
  3. Usualmente eu crio um primitivo box do tamanho de uma pessoa (virtual) colocando-o próximo ao meu avatar para medir a altura e depois deixo-o com a espessura de uma folha, lembre-se que não precisamos de profundidade já que seu manequim será apenas um display emncapado com uma imagem e não um elemento realmente 3D (Fig. 8)
  4. Na sequencia eu aplico uma textura de transparencia em todo o box tornando-o invisível (fig.9). Porque eu faço isso? Bom, caso não o faça você terá uma borda visivel ao redor de todo o box caso a imagem não o cubra em sua totalidade.
  5. Finalmente, utilizando a ferramenta Select Texture no Second Life, eu seleciono o lado plano do box e coloco (drop) a imagem nele. (Fig. 10)
  6. Voila Agora você pode criar quantos desejar!

Comentários, questões, etc envie uma mensagem instantanea (IM) para Nicola Escher in-world ou para Tom Reddevil (que adaptou esse tutorial para o português). Divirta-se!